Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

10 dicas de português para passar em concursos públicos

Publicado por CPJUR SP
há 7 anos

10 dicas de portugus para passar em concursos pblicos

Diogo Arrais, professor do Centro preparatório Jurídico (CPJUR), destaca a rotina ideal de um candidato para concursos públicos

Diogo Arrais é professor de Língua Portuguesa do Centro Preparatório Jurídico (www.portalcpjur.com.br) e autor gramatical pela Editora Saraiva.

Com a suposta crise dos concursos públicos, alguns candidatos têm me procurado com os seguintes questionamentos: Que fazer agora? Como estudar?

Por mais que um ou outro concurso não seja autorizado pelo Governo, não há possibilidade de extinção dos processos seletivos. A questão é ficar antenado e preparar um calendário de estudos para o próximo ano.

Afastar-se de curso preparatório é um grande risco.

Na vida de um atleta profissional, por exemplo, é levada em consideração a seguinte estrutura: técnico, academia, equipamento de treino e competição, nutrição, patrocinadores, planilha de treino semanal, calendário de competições.

Somam-se a isso recuperação muscular, psicológica e o sono proveitoso. Geralmente, peço para que o concursando reflita sobre essa rotina de um atleta profissional e procure planejar um ano com bons resultados.

Com a carreira definida, é fundamental ter o seguinte (para o bom desempenho em Língua Portuguesa):

1º Acervo com cinco ou mais obras gramaticais voltadas a concursos públicos;

2º Obras com milhares de questões comentadas, das provas de concursos anteriores. Pode-se também organizar um HD externo com centenas de provas anteriores;

3º No mínimo, um bom dicionário impresso (novo, cheiroso, de edição atualizada);

4º Redigir semanalmente, no mínimo, três bons textos dissertativos-argumentativos, sobre temas de sua carreira. Exemplo: quem opta pela carreira policial deve redigir sobre temas da Segurança Pública, Sociologia e Atualidades.

5º Assistir a aulas presenciais e a distância, com professores-autores;

6º Aprimorar o conhecimento literário, cinematográfico, artístico. Para se compreender bem um texto de prova, é necessário ver o detalhe, e a Arte evolui qualquer mente;

7º Leia blogs de articulistas conhecidos;

8º Tenha acesso a podcasts jurídicos ou jornalísticos;

9º Procure usar as mídias sociais para espalhar conteúdo pautado por boas referências bibliográficas;

10º Dentro do possível, assista a palestras de candidatos aprovados. Espelhe-se em quem já passou pela vida de concursando.

Um concursando profissional assemelha-se muito ao atleta profissional; a seriedade, a disciplina são idênticas. Com bons técnicos e boa estrutura, o resultado é certo.

Diogo Arrais é professor de Língua Portuguesa do Centro Preparatório Jurídico e autor gramatical pela Editora Saraiva

Sobre O CPJUR

Com foco no desenvolvimento de estudantes e profissionais de todo o Brasil que buscam capacitação e aprimoramento de conhecimentos na carreira jurídica pública ou privada, o Centro Preparatório Jurídico (CPJUR) promove cursos para o Exame da OAB, Concursos Públicos e Pós-graduação nas modalidades presencial, telepresencial e online. Com investimentos na qualidade de seu corpo docente, formado pelos principais juristas do Brasil; profissionais de atendimento com vasta e comprovada experiência no segmento; salas de aula com padrão de excelência e moderna tecnologia de transmissão, visa oferecer soluções inovadoras e adaptadas às necessidades de mercado, com a personalização e atualização constante exigida pelo ramo do Direito.

  • Sobre o autorPreparação para Exame da OAB, Concursos Públicos e Pós-graduação
  • Publicações14
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações198
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/10-dicas-de-portugues-para-passar-em-concursos-publicos/440190730

Informações relacionadas

Questões Inteligentes, Administrador
Notíciashá 9 anos

Confira 50 dicas de português para não escorregar nem no trabalho, nem na prova do concurso

Beatriz  De Sá Cavalcante, Advogado
Notíciashá 5 anos

Dicas de PortuguêS

BEATRIZ DE SÁ CAVALCANTE, Advogado
Artigoshá 6 anos

Os 100 erros mais comuns de língua portuguesa

Jucineia Prussak, Advogado
Notíciashá 7 anos

50 Dúvidas do Português Esclarecidas

Jucineia Prussak, Advogado
Notíciasano passado

Dica de Português: Sugestões de palavras de transição para um dissertação sem erros

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)